quinta-feira, 29 de maio de 2008
PlanetJoel.com : HOWTO: Windows XP running under Xen 3.0 on Ubuntu Dapper Drake
Search Results | Linux Journal
Xen Virtualization and Linux Clustering, Part 1
In this article, I briefly introduce the concepts of Xen virtualization and Linux clustering. From there, I show you how to set up multiple operating ...
Xen Virtualization and Linux Clustering, Part 2
By now, you should feel like an expert in using Xen virtualization and Linux clustering, especially if you had to do any troubleshooting on... |
terça-feira, 27 de maio de 2008
Para alterar a senha do usuário root siga os seguintes passos:
- Parar o serviço do MySQL (
service mysqld stop, /etc/init.d/mysqld stop, matando o processo
- conforme sua distribuição); - Reiniciar o mysql com a opção
--skip-grant-tables
(você poderá utilizá-la ao iniciar o mysqld manuamente ou colocando-a no arquivo de init) - Alterar a senha do usuário root com o comando:
# mysqladmin -u root password 'nova_senha'
# mysqladmin flush-privilegesvocê pode alterar a senha também com o comando:
# mysql -u root mysql
mysql> UPDATE user SET Password=PASSWORD('nova_senha') WHERE User='root';
mysql> FLUSH PRIVILEGES;
segunda-feira, 26 de maio de 2008
CM5 Brasil - PROFILER - VMWARE
Como gerenciar o storage, se as aplicações vivem de se escondendo ?
Os softwares de vistualização liberam os sistemas operacionais da preocupação com os hardwares onde operam, ou seja, criando o conceito de independência de hardware e de fornecedor. Um servidor físico pode abrigar múltiplos sistemas operacionais, múltiplas versões destes sistemas, mapear data stores ilimitados, e oferecer uma variedade sem fim de aplicações. O benefício da virtualização é um data center dinâmico e flexível. Mas uma coisa deve-se considerar ao implementar a virtualização: o gerenciamento destes sistemas virtualizados deve ser muito cuidadoso, para que as máquinas virtuais (VMs) não saiam do controle, e coloquem seus dados em risco."
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Google X Mirrors - The Complete List
Google X Mirrors - The Complete List: "Google X was a project released by Google Labs on March 15, 2005 and rescinded a
day later. It consisted of the traditional Google search bar, but it was made to look like the Dock user interface feature of Apple's Mac OS X"
O Google X é uma página de buscas redesenhada, cujo design lembrava a interface do Dock, do Mac OS X. No pé da página, encontrava-se a seguinte inscrição: “Roses are red. Violets are blue. OS X rocks. Homage to you.”.
O site, lançado em 2005, ficou no ar por apenas um dia antes de ser fechado pelo Google, sem que nenhuma explicação pública fosse veiculada. Há quem diga que o Google X foi eliminado para evitar dores de cabeça que os advogados da Apple poderiam causar alegando problemas de copyright. Felizmente, o Google X sobreviveu graças ao alguns usuários fanáticos que criaram mirrors do serviço e que estão disponíveis para quem quiser usar.
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Virtualização - Licenciando o Windows Server 2008 em Máquinas Virtuais
Para o Windows Server 2008, valem as mesmas regras do Windows 2003?
Basicamente sim, mas há uma boa nova !
Agora a versão Standard permite a criação de uma VM além da instalação no hardware físico. Porém esta mudança beneficiará apenas quem utiliza o Windows como SO hospedeiro. Em outras palavras, irá beneficiar apenas quem utiliza aplicativos de virtualização instalados sobre o Windows, como o VMware Server, ou o Microsoft Virtual Server, ou ainda quem utilizar o Hyper-V (hypervisor da Microsoft).
Quem utiliza hypervisors baremetal de outros fabricantes, como o VMware ESX Server, ou o Citrix XenServer, esta mudança não influenciará em nada. O mesmo vale para quem utiliza o linux como SO Hospedeiro.
Então resumindo, com o Windows Server 2008, o benefício de licenciamento utilizando-o em VMs é o seguinte:
Standard Edition: Instalação física + 1 VM, ou apenas 1 VM
Enterprise Edition: Instalação física + 4 VMs, ou apenas as 4 VMs
Datacenter Edition: Instalação física + ilimitadas VMs, ou apenas as ilimitadas VMs (e as VMs podem ser Standard, Enterprise ou Datacenter Edition)
Virtualização - Licenciando o Windows Server 2003 em Máquinas Virtuais
Você sabe como funciona o licenciamento dos seus aplicativos e sistemas operacionais rodando sobre máquinas virtuais? Tem dúvidas se o fabricante do seu servidor de correio vai lhe dar suporte caso ele seja instalado em uma máquina virtual?"
domingo, 18 de maio de 2008
[Dicas-L] Linux sem particionamento
Para você ou seu amigo preguiçoso que sempre diz que não sabe ou não quer particionar a HD, o pessoal do Ubuntu desenvolveu um instalador para o Windows, de modo que o Ubuntu é visto como um programa pelo RWindows (e como tal pode ser desinstalado). O uso do linux é feito no boot pelo próprio gerenciador de boot do rwin (NTLDR), logo antes de iniciar o windows. Um ótimo começo para se livra do SO virus!
- Screenshots do instalador: http://blogs.zdnet.com/hardware/?p=1570
- Instalador (só 1.8mb; baixa o Ubuntu via torrent): www.wubi-installer.org
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Desenvolvimento Web - PHP & Cia
Esta seção abrigará muitos tópicos relacionados ao PHP.
Atualmente (26/10/2006) o PHP talvez já seja a linguagem web mais utilizada do planeta (não tenho uma estatística).
Independente disso é uma das melhores linguagens, mais ricas e mais fáceis de aprender. Conta com uma enorme comunidade de usuários, exemplos, tutoriais e é open-source. Também está disponível para diversos sistemas operacionais e se integra com uma enorme quantidade de SGBDs (todos os principais).
Site oficial - http://www.php.net. Site feito para o desenvolvedor, com uma busca por funções, pela documentação online e muito mais."
Ferramentas para debugar aplicações PHP | PHP-ZINE
"Debugar uma aplicação não é uma tarefa trivial. O PHP fornece algumas funções para esse proposito como o var_dump, print_r e debug_backtrace, mas elas estão longe de serem suficientes. Para suprir essa lacuna, a comunidade criou vários projetos uteis que podem auxiliar quem cria aplicações web."
segunda-feira, 12 de maio de 2008
Site com mais de 15000 extensões cadastradas e catalogadas.
sexta-feira, 9 de maio de 2008
Iometer project
Tal como o Guia do usuário Iometer diz, Iometer I/O é um subsistema de medição e caracterização única ferramenta para agregadas e sistemas.
Ele foi originalmente desenvolvido pela Intel Corporation e anunciadas no Fórum de desenvolvedores Intel (IDF) em 17 de fevereiro de 1998 - desde então ele obteve ampla disseminação dentro da indústria. Enquanto isso a Intel parou de trabalhar no Iometer e que foi dada ao desenvolvimento Open Source Lab (OSDL). Em novembro de 2001, um projeto foi registrado no SourceForge.net.
Desde o relançamento, em fevereiro de 2003, o projeto é conduzido por um grupo internacional de pessoas que estão melhorando continuamente a portabilidade e ampliaram o produto.
quarta-feira, 7 de maio de 2008
ExplorerXP - Freeware file manager for Win2K/XP
WinDirStat - Windows Directory Statistics
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Na verdade o CMenu é um menu de contexto para o Windows Explorer."
Tutorial: AutoIt e CMenu Primeiros Passos - PCProject ®
sexta-feira, 2 de maio de 2008
[Dicas-L] Yahoo! User Interface Library (YUI)
A maioria dos programadores Web no Brasil tem alguma dificuldade com a linguagem Javascript pois, para cada navegador, existe uma certa diferença de interpretação do script.
Para isso, o Yahoo! lançou uma biblioteca Javascript/CSS que facilita a vida de quem vive "brigando" com a linguagem, chamada YUI:
http://developer.yahoo.com/yui/
A YUI possue uma boa documentação e exemplos, facilitando a programação e padronizando a linguagem para os navegadores mais usados.
Ela esta sob a licença BSD e pode ser baixada na seguinte url: http://developer.yahoo.com/yui/download/