Esses truques da barra de tarefas do Windows 7 você talvez desconheça
Mesmo com um ano e meio no mercado, ainda existem truques e dicas para o Windows 7 que muita gente desconhece. Descubra três novos que podem lhe ser muito úteis!
O sistema ficou mais leve e rápido, a interface ganhou melhorias, a barra de tarefas, uma repaginada cheia de atalhos que facilitam a vida. Esse é o Windows 7.Mas, por mais que sites, revistas e especialistas tenham esmiuçado o sistema na época do lançamento, ainda hoje calha de, vez ou outra, descobrirmos novos truques no sistema. Como os que o MakeUseOf mostrou hoje.
Particularmente, desconhecia os que mostrarei abaixo. E, além de serem pouco comentados, ainda por cima são úteis! Como ninguém nunca falou deles antes!?
Fechar janelas pela miniatura
Para abrir uma nova instância de um programa que já está aberto pela barra de tarefas, existem duas formas: ou você segura a teclaShift
e dá um clique com o botão esquerdo do mouse, ou dá um simples clique com o botão central, da wheel (a “rodinha” do mouse).Até aqui, nada surpreendente. Você talvez não conhecesse, mas são dicas bem difundidas. O grande truque desconhecido é o caminho inverso, ou seja, como fechar janelas abertas com apenas um clique do mouse.
É simples. Pouse o cursor do mouse sobre ela e espere a miniatura (pré-visualização) saltar. Agora, coloque o cursor sobre a miniatura da janela e dê um clique com o botão central do mouse (o da “rodinha”). Pronto, janela fechada!
Executar programas como administrador
A maioria dos programas que usamos é executada sem privilégios administrativos, ou seja, sem permissões para mexer e, potencialmente, “estragar” partes vitais do Windows.Esse comportamento é padronizado para preservar o sistema. Não significa que programas são impedidos de rodarem com privilégios administrativos, apenas garantem que, na configuração padrão, eles só consigam esse direito com o consentimento do usuário. Sim, você acertou: quando um programa requer para si esses direitos, a concordância se dá pelo UAC.
Alguns programas cuja única finalidade é mexer no sistema, como o CCleaner, só abrem dessa forma. Outros, pedem gentilmente que o usuário o feche e, em seguida, o reabra com privilégios administrativos, clicando no atalho com o botão direito e, no menu de contexto, indo em “Executar como administrador...”. Outros não dizem nada, o que nos deixa com a pulga atrás da orelha...
Grande novidade do dia: dá para abrir programas com privilégios administrativos sem precisar abrir o menu de contexto! Funciona na barra de tarefas, no menu Iniciar e, provavelmente, em outras áreas do Windows 7.
A mágica acontece simplesmente segurando as teclas
Ctrl
e Shift
juntas e, em paralelo, com um clique simples com o botão esquerdo do mouse no programa desejado. O UAC pula e, após a concessão de direitos, o programa abre com poder para fazer acontecer no Windows. Use com responsabilidade esse atalho!Desabilitar o “Mostrar área de trabalho”
Aquela lombada no canto direito da barra de tarefas passa batida por muita gente, mas ela não é um mero adereço estéticode gosto duvidoso
. O botãozinho tem duas serventias.A primeira é “limpar” a área de trabalho, ação tomada com um simples clique nele. Por “limpar”, entenda ocultar todos os elementos que não sejam ícones e gadgets do espaço. A combinação de teclas que surte esse mesmo efeito é
Winkey + D
.Já a segunda serventia é tornar transparentes, temporariamente, todas as janelas que estejam sendo exibidas na área de trabalho. Para isso, basta pousar o cursor do mouse sobre aquele espaço.
Tem quem não goste dessa segunda utilidade. Para esses, existe uma forma bem fácil de removê-la. Clique na lombada com o botão direito do mouse e desmarque a opção “Espiar área de trabalho”.